Dia e Hora

domingo, 1 de junho de 2008

Amizade de cu é rola


Primeiro gostaria de pedir desculpas pelo título do texto, mas não encontrei nenhuma expressão melhor para exprimir o que eu queria dizer, então deixei esse mesmo. Não gostou? Achou indelicado? Azar o seu.

Comecemos então o texto de uma vez.

Amizade. Sentimento bonito que o ser humano é capaz de sentir e que faz da nossa vida uma experiência um pouco menos infeliz em alguns momentos. Por exemplo, quando você precisa conversar e sabe que qualquer pessoa normal te mandaria ir pastar depois dos cinco primeiros minutos, o único ser capaz de te agüentar é um amigo. Quando você precisa chorar e sabe que ninguém vai te entender por causa disso, seu amigo te entende (ou pelo menos finge que entende, o que não tira a boa intenção da coisa). E eu poderia ficar listando mais um montão de coisas aqui, mas isso ocuparia um espaço desnecessário e esse parágrafo já está grande demais. Não gosto de parágrafos grandes. Vou para o próximo.

Tudo bem, até aí tudo é lindo (e eu não estou sendo sarcástica, é de verdade). Tem gente que diz que amizade entre homem e mulher não existe. Sinto informar que isso é mentira, existe sim. Mas antes não existisse.

Imagine só se o único propósito de se aproximar de alguém do sexo oposto fosse com segundas intenções. Claro que isso ocasionaria alguns pequenos problemas e desentendimentos esporádicos, mas as coisas seriam, no mínimo, muito mais claras. E evitariam equívocos freqüentes.

Aposto que qualquer um que esteja tendo a paciência de ler esse texto já falou e/ou foi vítima alguma vez na vida da frase (agora imagine uma voz pejorativa para o efeito ser maior): “Você está confundindo as coisas, somos só amigos”. Pof. Era uma vez o seu pequeno mundo desabando, e só pra ficar mais bonito, no fim das contas quem sai como desentendido é quem ouviu a frase. Equívoco.

Primeiro porque quem confundiu as coisas foi o ser desligado do outro lado que não captou a mensagem desde o início. Segundo porque como eu disse, nesses momentos a amizade que faz da nossa vida uma experiência um pouco menos infeliz em alguns momentos, atrapalha.

Não seria simplesmente mais fácil se o fato da aproximação já deixasse subentendido um interesse maior? Ou quem sabe se nós tivéssemos uma luzinha vermelha na testa que acendesse quando nos sentíssemos atraídos por alguém, todo esse constrangimento seria evitado. Nunca mais ouviríamos a desculpa da amizade.

Até porque amizade nem é uma desculpa válida. Não faz sentido dispensar alguém só porque esse alguém é seu amigo. “Desculpa, mas eu não posso ficar com você porque somos muito próximos, te conheço há quatro anos, você vive na minha casa, conhece a minha família, sabe como eu sou, conhece os meus defeitos e gosta de mim mesmo assim, adora brincar com o meu irmão pentelho de seis anos de idade, me agüenta quando eu não paro de falar mesmo que eu não diga uma única frase que faça sentido, damos muitas risadas juntos e por isso nós dois não daríamos certo”. Claro, obviamente.

Diga que a pessoa é feia, diga que ela é chata, que você só a agüentou esse tempo todo porque é interesseiro, que o cachorro comeu seu dever de casa ou sei lá que outros tipos de desculpa existem para essas ocasiões, mas dizer que é amigo e que por isso não dá certo é o mesmo que dizer que você não vai comer porque está com fome, ou que está frio e por isso não vai pôr a blusa, que 20+20+20=40, ou quaisquer outras comparações que a sua imaginação permitir. Amizade não.

É só pensar: Ser amigo é bom. Namorar é bom. Positivo com positivo não dá negativo e tudo seria muito mais bonito. Mas infelizmente a maioria das pessoas não é muito adepta dessa teoria.

Sendo assim resta-nos viver nesse planeta sem sentido onde a boa convivência entre duas pessoas de sexo oposto é o principal motivo pelo qual, segundo uma dessas pessoas, essas mesmas duas pessoas não podem manter um relacionamento mais íntimo e serem felizes para sempre. Em linhas gerais: Já que não temos luzinhas vermelhas na testa e aproximação não é sinônimo de estou interessado em você, evite fazer amizade com pessoas do sexo oposto pelas quais você possa eventualmente, algum dia, ter uma ligeira queda, porque esse sentimento tão bonito que faz da nossa vida uma experiência um pouco menos infeliz em alguns momentos, com certeza vai deixar de ser tão bonito assim.